Olho Seco: causas e tratamentos para uma visão mais confortável

O que é a Síndrome do Olho Seco?

A Síndrome do Olho Seco, também conhecida como olho seco, é uma condição oftalmológica caracterizada pela insuficiente produção ou qualidade inadequada das lágrimas. As lágrimas são essenciais para manter a superfície do olho lubrificada, proporcionando conforto e proteção contra irritações.

Quando ocorre o olho seco, a falta de lubrificação pode causar desconforto significativo e até mesmo afetar a visão. Quando a produção de lágrimas é insuficiente ou quando a composição das lágrimas é alterada, a superfície ocular pode ficar seca, irritada e inflamada.

Causas

As principais causas da Síndrome do Olho Seco incluem:

• Envelhecimento: À medida que envelhecemos, a produção natural de lágrimas tende a diminuir.

• Fatores ambientais: Ambientes secos, vento, ar condicionado e poluição podem aumentar a evaporação das lágrimas e levar ao olho seco.

• Uso excessivo de telas: O uso prolongado de dispositivos eletrônicos pode reduzir a frequência de piscar, o que contribui para a evaporação das lágrimas.

• Condições médicas: Algumas doenças, como artrite reumatoide, síndrome de Sjögren e problemas de tireoide, podem estar associadas ao olho seco.

• Uso de lentes de contato: O uso inadequado ou prolongado de lentes de contato pode afetar a lubrificação ocular.

• Certos medicamentos: Alguns medicamentos podem reduzir a produção de lágrimas como efeito colateral.

Sintomas

Olhos vermelhos, sensação de Olho Seco ou de corpo estranho e ardência são os principais sinais de alerta para uma possível alteração da homeostase da superfície ocular

O prurido pode ser uma consequência da cascata inflamatória gerada pelo próprio Olho Seco ou pode ser um sintoma de doenças que podem levar ao problema (conjuntivite alérgica ou doença das glândulas de meibomius). Com a evolução da doença e agravamento do quadro, os pacientes podem passar a apresentar dores oculares intensas, fotofobia e embaçamento visual.

Dentre os sintomas da Síndrome do Olho Seco podemos incluir:

• Sensação de areia ou corpo estranho nos olhos.

• Coceira ou ardor nos olhos.

• Olhos vermelhos e irritados.

• Visão turva ou embaçada.

• Sensibilidade à luz.

• Lacrimejamento excessivo como uma resposta compensatória.

Olho Seco tem cura?

A Síndrome do Olho Seco não tem cura definitiva, especialmente quando é causada por fatores relacionados ao envelhecimento ou a condições médicas crônicas. No entanto, é essencial ressaltar que a maioria dos casos de olho seco pode ser tratada e controlada eficazmente, proporcionando alívio aos sintomas e melhorando a qualidade de vida do paciente. Dentre eles, colírios (o mais habitual e recomendado) e, em casos mais severos, até mesmo cirurgia.

Como se prevenir do Olho Seco?

Examine seu ambiente e sua rotina. Lembre-se de piscar mais quando estiver diante das telas. Sem dúvida, as causas por fatores ambientais são muito comuns, desta forma, um umidificador é muito bem-vindo. Situações como fumaça de cigarro e ambientes poluídos também devem ser evitadas.

Lavar os olhos excessivamente só é recomendável caso tenha entrado poeira ou cisco nos olhos, do contrário, o cloro presente na água pode deixar o olho mais seco ainda. Outras formas de se prevenir dessa comorbidade são: manter-se hidratado e incluir alimentos ricos em ômega 3, como ovos, peixes e sementes, como a linhaça.

Tratamentos

Como vimos, a Síndrome do Olho Seco é uma doença multifatorial, podendo ter vários fatores de risco e causas envolvidas ao mesmo tempo. Então, a cura só será possível quando as causas forem reversíveis ou apenas temporárias.

TAGS: Olho Seco, Sintomas, Causas, Tratamentos, Julho Turquesa, Síndrome