Ceratocone: Do diagnóstico ao tratamento. Entenda melhor essa Doença Ocular

O ceratocone é uma condição ocular em que a córnea do olho se curva para a frente, adquirindo uma forma semelhante a um "cone". Isso resulta em afinamento e aumento da curvatura da córnea.

Ceratocone: Do diagnóstico ao tratamento. Entenda melhor essa Doença Ocular

 

Frequentemente, o ceratocone está associado a outras alterações oculares, especialmente aquelas relacionadas ao hábito de coçar os olhos, o qual é comum em pacientes que apresentam alergias.

 

Embora o ceratocone possa causar problemas de visão, geralmente não resulta em cegueira irreversível. No entanto, pode agravar ou favorecer o desenvolvimento de alta miopia, aumento do astigmatismo irregular e redução significativa da acuidade visual. Isso resulta em uma diminuição da qualidade da visão do paciente, exigindo tratamento adequado.

 

Sabia que coçar os olhos pode contribuir para o ceratocone?

 

Você pode estar se perguntando por que coçar os olhos pode contribuir para o desenvolvimento do ceratocone. A ação frequente de esfregar os olhos favorece o surgimento e o agravamento do ceratocone porque o trauma contínuo aos olhos gradualmente enfraquece e rompe as fibras que mantêm a estabilidade da córnea. Portanto, é importante evitar ou eliminar os fatores que causam a vontade de coçar os olhos, como exposição a alérgenos, incluindo poeira e pólen, além de tratar a alergia em si.

 

E quais são os sintomas e tratamento?

 

Os sintomas do ceratocone variam de acordo com a fase da doença. Em alguns casos, as pessoas podem ter ceratocone subclínico, ou seja, sem apresentar sintomas. Quando os sintomas surgem, eles incluem perda progressiva da visão, visão borrada e distorcida tanto de perto quanto de longe, sensibilidade à luz (fotofobia), comprometimento da visão noturna, visão dupla (diplopia), formação de múltiplas imagens de um objeto (poliopia) e aparecimento de halos ao redor das fontes de luz.

O tratamento inicial do ceratocone envolve o uso de óculos para melhorar a acuidade visual, principalmente nas fases iniciais, quando a deformação da córnea não é grave. No entanto, à medida que o ceratocone progride, os óculos podem não ser suficientes, e o uso de lentes de contato especiais se torna necessário para ajustar a superfície anterior da córnea e corrigir o astigmatismo irregular causado pela deformidade.

 

Outras opções de tratamento incluem a utilização de anéis intracorneanos ou intraestromais, que são inseridos na córnea para regularizar sua curvatura quando os óculos e as lentes de contato não proporcionam mais o efeito desejado.

 

Crosslinking: Cirurgia que estabiliza a progressão do ceratocone

 

O crosslinking é um procedimento cirúrgico ambulatorial que pode estabilizar a progressão do ceratocone. Geralmente, consiste em um único tratamento e pode impedir que a doença progrida. O crosslinking ajuda a preservar a visão e pode evitar a necessidade de um transplante de córnea. Após o tratamento, é importante realizar um acompanhamento próximo e contínuo da córnea para garantir os melhores resultados e evitar reações adversas

 

Receba o melhor acompanhamento do ceratocone no Santa Luzia

O Santa Luzia oferece uma estrutura completa para atender você e cuida da sua saúde visual desde a infância até a terceira idade, visto que o ceratocone pode acometer pessoas em qualquer fase da vida. 

 

Contamos com especialistas em lentes de contato, transplantes de córnea e outras cirurgias oculares, oferecendo todo o acompanhamento que você precisa para ter qualidade visual e enxergar o melhor do futuro.