Conheça a Oftalmopediatria, a subespecialidade que cuida dos olhinhos da criança.

Conheça a Oftalmopediatria, a subespecialidade que cuida dos olhinhos da criança.

A visão da criança ainda está em desenvolvimento quando ela nasce, e só por volta dos 4 a 5 anos de idade ela atinge uma visão completa. A infância é uma fase importante do desenvolvimento, porém, é nela em que doenças oculares podem se desenvolver também, necessitando de consultas de rotina periódicas para acompanhar de perto a visão dos pequenos.

 

Segundo levantamento realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 43% das crianças cegas no mundo perderam a visão por causas evitáveis ou tratáveis. Atualmente, a oftalmologia já permite a prevenção ou o tratamento efetivo de, pelo menos, 60% das doenças que afetam permanentemente a visão das crianças. 

 

Os olhos de uma criança diferem dos olhos de um adulto. Desta forma, as causas da cegueira infantil e as medidas para a sua prevenção devem ser diferenciadas e tratadas por profissionais especializados. Por isso, existe a oftalmopediatria, uma subespecialidade que previne e trata as doenças oculares da infância. 

 

O desenvolvimento visual exige acompanhamento de um especialista para garantir que a criança tenha todo suporte necessário, garantindo uma evolução adequada. O oftalmopediatra possui formação não só quanto às doenças da infância, mas também sobre a melhor forma de interagir com os pequenos, respeitando todas as fases do seu comportamento.

 

Confira também o nosso E-book gratuito sobre o assunto. Clique aqui.

 

Quando e por que levar a criança ao oftalmopediatra?

O acompanhamento oftalmológico infantil começa com o Teste do Olhinho, que deve ser realizado ao nascer ou nos primeiros dias de vida. Após isso, deve ser feita uma nova avaliação quando a criança tiver 3 meses de vida, e então semestralmente até os 2 anos de  idade. 

 

A partir de 2 anos, a criança deve ir ao oftalmologista uma vez  ao ano, ou seguir a recomendação do oftalmopediatra, caso ele solicite outro formato. 

 

Conheça a Oftalmopediatria do Santa Luzia.

O Hospital de Olhos Santa Luzia possui um espaço lúdico e adequado para receber os pequenos de todas as idades e necessidades, com médicos especialistas que sabem lidar e proporcionar uma consulta mais confortável para as crianças. Aproveite as férias e agende uma consulta para o seu filho aqui.