Resultados de exames

Especialidades

Conheça nossas especialidades

O Santa Luzia possui um complexo centro de exames oftalmológicos, que conta com equipamentos de alta tecnologia para garantir diagnósticos precisos.

Uveíte

O que são Uveítes?

As Uveítes consistem de um grupo de doenças caracterizadas por inflamação ocular, envolvendo principalmente o trato uveal (íris, corpo ciliar e coróide), retina, nervo óptico e vítreo(gel que preenche o olho). A gravidade e forma de manejo das complicações inerentes a cada doença estão intimamente relacionados com o comprometimento da visão.

Quais as causas?

Em grande parte a causa da uveíte é identificada pelo exame oftalmológico e confirmado por exames laboratorias. Na ausência de lesões e/ou sinais clínicos característicos há necessidade da realização de uma ampla investigação laboratorial e solicitação de exames complementares de última geração. Identificar a causa da uveíte é fundamental para um tratamento específico com a finalidade de diminuir possíveis sequelas visuais.

Quais os sintomas mais frequêntes?

Dor, fotofobia e embaçamento da visão. A dor ocorre frequentemente nas fases iniciais das uveítes. A fotofobia é a dor decorrente da exposição à luz, e deve ser diferenciada do ofuscamento (desconforto provocado pela luz). O lacrimejamento é o resultado da irritação de alguns nervos oculares mais comum nas conjuntivites. O embaçamento da visão é resultado da perda da transparência da córnea, cristalino e vítreo ou por danificar a retina ou nervo óptico.

Como tratar?

O tratamento depende da causa da doença. Em casos de doenças infecciosas, o é necessário uso de antimicrobianos. Já para o tratamento das doenças imunológicas é realizado tratamento com corticosteróides e drogas imunossupressoras. 

Especialistas

Clovis Freitas
Clovis Freitas Ver perfil