Resultados de exames

Especialidades

Conheça nossas especialidades

O Santa Luzia possui um complexo centro de exames oftalmológicos, que conta com equipamentos de alta tecnologia para garantir diagnósticos precisos.

Oftalmopediatria

A partir de que idade deve-se levar a criança para consulta oftalmológica?

A primeira consulta da criança é o Teste do Olhinho, que pode ser realizado a partir do primeiro dia de vida pelo oftalmopediatra ou pediatra. Por volta dos 3 meses, deve-se realizar o primeiro exame geral da criança, com avaliação da acuidade visual, motilidade ocular, refração (exame do grau) e fundoscopia.

         

Com que frequência deve-se examinar uma criança?

A criança não nasce com a visão definitiva. Ela vai desenvolvendo sua acuidade visual durante o crescimento. A avaliação dos olhos nessa fase deve ser anual, e um pouco mais frequente nos dois primeiros anos de vida, período onde a criança atinge 90% da sua visão final.

Por que a criança geralmente dilata a pupila?

A dilatação da pupila tem duas contribuições principais no exame: a paralisação da acomodação do cristalino, o que permite melhor determinação do grau, e a própria dilatação da pupila, facilitando a avaliação da retina e nervo óptico. Os colírios utilizados são seguros, podendo ser usados em qualquer idade, e o seu efeito deixará a visão embaçada por cerca de 4 a 12 horas.

A partir de que idade uma criança pode usar óculos?

A prescrição dos óculos vai depender não só do valor do grau encontrado no exame, como também da idade da criança e doenças associadas, como estrabismo e catarata. Um bebê já pode precisar de óculos, e temos armações apropriadas para eles. Quanto mais precoce a indicação dos óculos, mais importante para permitir o desenvolvimento da acuidade visual da criança.

O uso dos óculos vai curar o grau?

Usar os óculos vai propiciar à criança uma boa acuidade visual, mas não vai curar o grau. O grau pode sofrer variações independente do uso dos óculos. É importante usar corretamente os óculos para possibilitar o correto desenvolvimento da visão e manter uma boa acuidade, sem queixas como dor de cabeça, piscar e ardor constante dos olhos e dificuldades de aprendizagem na escola. 

Especialistas

Katherine Sales
Katherine Sales Ver perfil
Maria Amélia Ribeiro
Maria Amélia Ribeiro Ver perfil
Milena Barata
Milena Barata Ver perfil
Patricia Rego
Patricia Rego Ver perfil