Resultados de exames

Especialidades

Conheça nossas especialidades

O Santa Luzia possui um complexo centro de exames oftalmológicos, que conta com equipamentos de alta tecnologia para garantir diagnósticos precisos.

Glaucoma

O que é Glaucoma?

Glaucoma é uma designação genérica para um grupo de doenças distintas que envolvem aumento da pressão intraocular associada a neuropatia óptica. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento da doença, mas é possível uma pessoa desenvolver dano no nervo com pressão intraocular normal ou não desenvolver mesmo com pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões. O glaucoma é uma doença ocular capaz de causar cegueira se não for tratada a tempo, pois 80% dos glaucomas não apresentam sintomas no início da doença. É uma doença crônica que não tem cura, mas, na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.


Quais as causas?

Por ser uma doença multifatorial, existem várias causas envolvidas. Mas o principal tipo, o glaucoma primário de ângulo aberto, é de causa idiopática. O mecanismo da doença está envolvido com o desequilíbrio da produção e/ou da drenagem do líquido de dentro do olho chamado humor aquoso.


Quais os sintomas?

As alterações na visão como perda de campo visual periférico acontecem quando há dano na camada de fibras nervosas da retina, mas para isso acontecer deve haver acometimento de 40-50% dessa estrutura, por isso no início é uma doença assintomática. Os sintomas são percebidos pelos pacientes apenas quando a doença já está no estágio moderado a avançado.

 

Como previnir e tratar?

A melhor forma de prevenção é a avaliação periódica com seu oftalmologista, já que qualquer um pode ter glaucoma, sendo mais comum em negros, parentes de portadores da doença, idosos, portadores de alta miopia, usuários crônicos de colírios com corticoides e diabéticos.

Durante a consulta, seu médico avaliará a medida da pressão intraocular e o exame de fundoscopia (fundo de olho). Se houver alguma suspeita da doença, ele solicitará outros exames para melhor investigação, podendo fazer o diagnóstico precoce, antes que haja danos na visão.

Não há cura para o glaucoma, mas há várias opções de tratamento. O tratamento ideal é aquele que melhor proporcione controle da doença, ou seja, ausência de progressão. Pode ser feito através de colírios, laser ou cirurgias.

Especialistas

Dayse Ribeiro de Sena
Dayse Ribeiro de Sena Ver perfil
Hayana Rangel
Hayana Rangel Ver perfil
Jayse Galvão
Jayse Galvão Ver perfil
João Eudes Tavares
João Eudes Tavares Ver perfil
João Veloso
João Veloso Ver perfil
Luciana Nunes
Luciana Nunes Ver perfil
Mirelle Souza Leão
Mirelle Souza Leão Ver perfil
Natanael Figueiroa
Natanael Figueiroa Ver perfil
Rilcon Coelho
Rilcon Coelho Ver perfil
Rinalva Vaz
Rinalva Vaz Ver perfil
Soraya Santos
Soraya Santos Ver perfil