Resultados de exames

Especialidades

Conheça nossas especialidades

O Santa Luzia possui um complexo centro de exames oftalmológicos, que conta com equipamentos de alta tecnologia para garantir diagnósticos precisos.

Córnea e Refrativa

A córnea corresponde a camada mais anterior do globo ocular e funciona como uma lente natural. Por ser responsável pelo maior poder refracional (graus) do sistema visual, a córnea deve ser examinada durante a consulta com seu oftalmologista, para um diagnóstico precoce de diversas patologias que podem acomete-la. Ela possui características próprias, diferente de outras partes do globo ocular; uma dessas particularidades é a ausência de vasos sanguíneos que confere a córnea um privilégio imunológico quando pensamos, por exemplo, numa necessidade de um transplante de córnea, onde existe, por conta dessa ausência de vasos, uma menor taxa de rejeição, comparado a outros transplantes de outros órgãos do nosso organismo.

Além de diversas patologias que podem ser tratadas com muito sucesso, a exemplo das ectasias, como o ceratocone, a córnea é muito estudada naqueles pacientes que desejam ficar independentes dos óculos e optam por tentar realizar uma cirurgia a laser para correção de seu grau (cirurgia refrativa).

O laser utilizado é o Excimer Laser e ele é aplicado diretamente sobre a córnea. Trata-se de um procedimento seguro, realizado sob anestesia em forma de colírio, rápido e com excelentes resultados e ainda apresenta mínimos riscos de infecção cirúrgica, quando bem indicado e realizado por um especialista.

O paciente sendo submetido a uma cirurgia refrativa para correção de seu grau sem intercorrências, sendo indicada por um especialista, tem excelentes resultados visuais e maior satisfação em sua qualidade de vida. Para que isto ocorra, deve existir um estudo detalhado da córnea do paciente, para saber se ele é um bom candidato a este tipo de procedimento. Deve-se lembrar de que pode-se corrigir graus como miopia, astigmatismo, hipermetropia e também é muito realizada em pacientes présbitas (usuários de lentes multifocais) que desejam ficar independente dos óculos. 

Especialistas

Adriana Falcão V. Lyra
Adriana Falcão V. Lyra Ver perfil
Adriana Pecorare Xavier
Adriana Pecorare Xavier Ver perfil
Carolina Siqueira
Carolina Siqueira Ver perfil
Cecília Pires
Cecília Pires Ver perfil
Elisa Martins Barbosa de Vasconcelos
Elisa Martins Barbosa de Vasconcelos Ver perfil
Manuela Maria V. C. Magalhães
Manuela Maria V. C. Magalhães Ver perfil
Mirelle Souza Leão
Mirelle Souza Leão Ver perfil